O Centro de Mídias de Educação do Amazonas, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está com inscrições abertas para curso semipresencial de nível básico de Libras. De acordo com a Seduc, o objetivo é garantir acessibilidade de comunicação às pessoas com surdez do Estado do Amazonas. Podem participar professores, estudantes surdos e familiares. As inscrições seguem abertas até terça-feira (15).

O curso está aberto para Manaus e para mais dez municípios, sendo eles: Coari, Codajás, Humaitá, Lábrea, Nhamundá, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Tefé, Itacoatiara e Manacapuru. Para estes municípios do interior serão disponibilizadas 300 vagas (sendo 30 por município) e para Manaus 210 vagas, sendo 30 para cada uma das sete coordenadorias distritais.

As pessoas interessadas deverão procurar uma das sete coordenadorias distritais da Seduc em Manaus ou, no interior, as coordenadorias educacionais da Seduc em cada uma das localidades onde o curso será oferecido.

As turmas serão compostas por 30 participantes, sendo: 20 professores, que atendam preferencialmente pessoas surdas em sala de aula, cinco alunos surdos (que estejam cursando ensino fundamental ou médio e cinco familiares de alunos surdos.

As aulas terão início no dia 21 de outubro, das 17h às 18:30h, com término previsto para 20 de dezembro. A carga horária do curso será de 100h, distribuídas em 60h de vídeo-aulas e 40h de atividades à distância, transmitidas pelo Centro de Mídias. Serão disponibilizados materiais de apoio aos alunos, contendo dicionários trilíngues (línguas portuguesa, inglesa e libras), além de dicionários digitais, vídeos, entre outros.